• Grupo Sampietro

Saiba tudo sobre Segurança de Barragens

Atualizado: Out 27

Uma importante garantia de geração de energia sustentável, integridade estrutural/operacional, preservação da vida, saúde, propriedade e do meio ambiente.

Barragens são estruturas construídas pelo homem há milhares de anos. Inicialmente as estruturas eram construídas para fins de abastecimento humano, e hoje são executadas com as mais diversas finalidades.


Os benefícios / destinação relacionados às barragens são múltiplos: Produção de energia elétrica; Abastecimento de água para uso humano; Abastecimento de água para uso industrial; Irrigação; Regularização de vazões atenuando os efeitos das enchentes e das secas; Navegação; Aquicultura; Lazer e turismo; Disposição de rejeitos de mineração; Acumulação de resíduos industriais líquidos.


Garantir que tais empreendimentos estejam em pleno funcionamento e principalmente, operando com total segurança, cabe ao monitoramento e inspeção denominado Segurança de Barragens.


Nós devemos monitorar as barragens, porque são estruturas falíveis. Ao longo de sua vida útil, a barragem se degrada e alteram-se seus indicadores de confiabilidade. O monitoramento é a ferramenta de diagnóstico da saúde da barragem e possibilita intervenções preventivas e corretivas, minimizando o risco de acidentes, preservando a segurança da estrutura, do meio ambiente e de terceiros em sua área de influência.


Tal monitoramento consiste na leitura de instrumentos de auscultação instalados no corpo da barragem (tanto em barragens de terra quanto em barragens de concreto). A instrumentação é a ferramenta objetiva do monitoramento. Através das grandezas obtidas por esses instrumentos podemos conhecer seu comportamento e, caso este não esteja dentro de padrões e limites estabelecidos em projeto, realizar intervenções que possam garantir a segurança do empreendimento.


Instrumentos como Piezômetros, Extensômetros, Medidores Triortogonais, Inclinômetros, Drenos, Medidores de Vasão, Medidores de Recalque, Termômetros dentre outros destinam-se a monitorar: Deslocamentos; Deformações e tensões; Temperatura; Níveis piezométricos em fundações; Pressões de água; Vazões.


Toda barragem, independentemente do tipo, constituição, localização e destinação, deve ter instrumentação adequada, para seu monitoramento.


Não menos importante que o monitoramento da instrumentação existe a Inspeção Visual. Tal atividade consiste em observar as diversas partes e estruturas da barragem como por exemplos: Talude de Montante; Talude de Jusante; Ombreiras; Crista da Barragem; Galerias; Vertedouros; Tomadas D´água; Comportas; Bordas do Reservatório etc. Com uma visão bastante crítica e atenciosa, a fim de se observar qualquer anomalia que possa estar colocando em risco a integridade da estrutura. Esta Inspeção Visual deve ser realizada por técnicos treinados e com grande conhecimento do empreendimento em análise.


Essa observação atenta e criteriosa busca por anormalidades como: deterioração do Rip Rap, erosões, fissuras, existência de arbustos, fraturamentos, percolação aparente, sinais de movimentos, deslocamentos planares, danos em canaletas de drenagem, buracos causados por animais, recalques, sobrelevações, ferragem exposta etc.


O uso de tecnologia de ponta para o monitoramento de barragens vem sendo amplamente difundido nos dias de hoje e é o próximo passo para a obtenção de dados em tempo real mesmo em barragens distantes e remotas. O uso de robôs subaquáticos para a inspeção de tomadas d´água, radares e sonares que realizam batimetria para a verificação de assoreamento de reservatórios, uso de drones equipados com câmeras térmicas e de altíssima resolução que podem identificar uma trinca minúscula no paramento de concreto já são realidade, além da automatização da instrumentação de auscultação que disponibilizam leituras em tempo real.


E para garantir que todos esses critérios de monitoramento de barragens sejam realizados com o mais alto rigor de qualidade e confiabilidade, o Grupo Sampietro possui um setor de Segurança de Barragens, com profissionais com mais de 17 anos de expertise e experiência em monitoramento de barragens. Nossos colaboradores contam com competência em reparos e manutenção de instrumentos de auscultação e equipamentos de última geração para a realização de inspeções em locais de difícil acesso como drones e videoscópios.


Respeito ao cliente, alta gestão, qualidade nas atividades, respeito aos prazos, é o que fazemos é o que somos. Somos o GRUPO SAMPIETRO – SEGURANÇA DE BARRAGENS.

João Davi Bueno da Silva

Coordenador Segurança de Barragens

113 visualizações

Av. Per. Pref. Domingos A. Fortunato, 65

Polo José Durante - Bariri/SP - CEP 17250-000

  • Facebook - círculo cinza
  • LinkedIn - círculo cinza

Desenvolvido por DOUTEL