• Grupo Sampietro

Elevando a vida útil de equipamentos

Atualizado: Set 29

Como elevar a vida útil de equipamentos? Em uma planta industrial é possível conseguir máxima eficiência de máquinas e equipamentos? Como podemos alcançar tal cenário?



Primeiramente, precisamos conhecer dados como vida útil e número de operações das máquinas e seus componentes, pois uma única peça pode comprometer sua operação.


Tenha sempre em sua empresa um prontuário ou arquivo onde possa organizar informações sobre projetos, memoriais, catálogos e especificações.


Uma premissa importante para uma equipe mantenedora é seguir as orientações dos fabricantes de máquinas, quanto a substituição de componentes conforme uso, geralmente atrelado a “horas de operação”.


A equipe também poderá promover uma segunda etapa, com característica empírica, onde é possível “esticar” o prazo de substituição de tal componente em intervalos mais elevados do que os previstos em projeto, mas acompanhado de inspeções de rotina para embasar tal decisão, pois o próprio ambiente (mais ou menos agressivo) pode influenciar.


No entanto, a melhor prática ainda é e será a Manutenção Preventiva, realizada em intervalos pré-determinados, por horas de operação ou dias (entre uma e outra manutenção), mesmo que ainda não atingindo o intervalo de horas, pois alguns elementos, como fluidos/lubrificantes tem prazo de validade.


No mercado, temos muitas ferramentas que possibilitam simulação de cenários de “quebras futuras” com base em um histórico de dados onde, através de comparativos, podemos traçar curvas de tendência, antevendo a quebra.


De fato, o que conhecemos como Manutenção Preventiva, em termos de conceito vem avançando muito, principalmente em grandes plantas industriais, onde temos setores de manutenção, engenharia e de controle de dados. Temos alguns programas e métodos bem aceitos e experimentados no mercado.


Por muito tempo, a manutenção foi vista como “custo” dentro de uma organização, no entanto, é justamente neste departamento que as próprias organizações têm o potencial para maximizar seus resultados. As empresas que estudam e aplicam os conceitos de Manutenção Preventiva vêm colhendo excelentes resultados. Como a sua Empresa está posicionada neste tema?


Engº Carlos Sampietro

Diretor do Grupo Sampietro

29 visualizações

Av. Per. Pref. Domingos A. Fortunato, 65

Polo José Durante - Bariri/SP - CEP 17250-000

  • Facebook - círculo cinza
  • LinkedIn - círculo cinza

Desenvolvido por DOUTEL