• Grupo Sampietro

Manutenção de Usinas Solares Para Melhor Eficiência

Assim como qualquer ferramenta ou aparelho que utilizamos em nosso dia a dia, os painéis solares também precisam de cuidados para que possam funcionar com eficiência máxima. Neste artigo iremos falar sobre a importância de manter os painéis solares limpos e métodos para limpá-los com eficiência.


É ideal que as placas solares sejam limpas 3 ou 4 vezes ao ano em áreas mais secas. Em regiões que chovem mais são necessárias menos limpezas devido à água da chuva que remove grande parte da sujeira que se acumula sobre a placa. Ao limpá-las, é ideal usar apenas água, com produtos especializados na limpeza de painéis solares no caso de sujeiras mais difíceis de remover. Uma escova suave também pode ser utilizada. É importante não usar qualquer tipo de escova para evitar danos às células fotovoltaicas, prejudicando o desempenho do painel.


Algumas empresas já relataram que uma camada espessa de poeira acumulada sobre os painéis pode gerar perdas superiores a 20% da eficiência total da placa, uma quantidade bastante significativa, principalmente em larga escala. Desta forma, é muito importante adotar uma rotina para limpar seus painéis solares.


Das estratégias adotadas, podemos citar:

  1. Limpeza manual

  2. Limpeza com utilização de maquinário especializado

  3. Limpeza com utilização de robôs

Empresas pequenas normalmente utilizam da limpeza manual dos painéis pela pequena quantidade de placas, simplicidade do processo e preço mais baixo. Porém, o método gasta muita água e também é muito demorado.


A segunda estratégia surge com a utilização de tratores limpadores de painel solar e escovas rotativas. Possui preço elevado, boa eficácia na limpeza e velocidade mediana. Também encontramos maquinários mais simples como escovas rotativas de uso manual.



Por fim, a terceira estratégia. Robôs são muito empregados em muitos ramos da tecnologia e nesse caso não é diferente. Robôs podem ser muito eficientes na limpeza de seu painel solar. Alguns nem precisam de água para tal ação. São projetados para serem leves e rápidos, facilitando a limpeza em larga escala. O custo varia entre 1000 até valores acima de 3000 dólares por robô.


Estão surgindo novidades nessa área e desenvolvimento de novas estratégias para a limpeza de painéis solares. Uma boa manutenção de suas placas solares pode trazer bastante economia em energia e dinheiro para sua indústria ou empresa. É importante se atentar a tal fato e assim usufruir dos benefícios dessa energia rica e limpa.


Além da limpeza das placas, também devemos dar atenção as rotinas de manutenção preventiva periódica (MPPs) nos sistemas elétricos, como, Painéis Elétricos, Inversores, Conexões, Condutores, entre outros, bem como as estruturas mecânicas de suportação. Como a geração de energia solar, nas instalações, geralmente não são o principal negócio, é importante contar com uma Empresa de Engenharia para suporte nestas rotinas, garantindo a vida útil de seu projeto.


Grupo Sampietro

40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo