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Importância do Marketing Pessoal e Profissional


Certa vez contaram-me uma história sobre dois pescadores. O primeiro era um gênio da pesca, sabia pescar como ninguém. Como fruto de suas habilidades, fisgava peixes dos maiores e mais bonitos já vistos por olhos humanos. O segundo pescador era um amador, pescava como qualquer um, fisgava peixes comuns, mas o homem sabia apresentar seu produto de forma majestosa.

Borrifava água gelada sobre a caça para mantê-la brilhando e as deitava sobre uma camada de gelo no interior de uma larga caixa térmica sobre a bancada de numa simples barraca, bem nomeada, elaborada, bem localizada e pintada com cores chamativas e aconchegantes aos seus clientes. Fora a sua simpatia que aquecia a todos que o conheciam.

Cada detalhe que parecia inútil aos olhos “comuns” não era atoa. No decorrer dos dias observou-se que o segundo pescador vendia muito mais. Sua habilidade de marketing foi decisiva na hora de vender seu produto, ainda que a qualidade deste fosse inferior.

E esse é o papel do Marketing Pessoal. É a estratégia decisiva que define o sucesso ou insucesso do seu projeto, seja ele uma empresa renomada, uma simples barraca de venda de peixes ou até você mesmo!

Com essa história pudemos ter a ideia de que um Marketing Pessoal bem estruturado pode fazer “milagres”. Porém, como tudo na vida, esse conhecimento deve ser usado com sabedoria. Alardear uma produção pouco relevante; não citar o time; enviar mensagens periódicas alardeando as mesmas conquistas; falta de bom senso e exibicionismo excessivo; entre outros erros podem acabar surtindo um efeito contrário do desejado.


Se engana quem acha que esse assunto é apenas para aqueles que tem alguma empresa ou que estejam vendendo algum produto. A sua melhor marca é você mesmo! Como vende sua imagem para as pessoas? Como a sociedade te vê?

Vivemos em sociedade, então não é novidade que nosso sucesso esteja ligado diretamente a ela. Um cantor de sucesso tem destaque porque tem seus fãs; assim como um bom vendedor tem destaque se seu produto for bastante comprado; assim como uma pessoa é contratada quando seu entrevistador se impressiona com seus conhecimentos e habilidades.

Por isso, faça um planejamento estratégico profissional, uma avaliação estratégica dos seus pontos fortes e fracos, qualidades e defeitos. Se pergunte sobre seus pontos fortes e fracos, suas habilidades, os pontos que precisa melhorar, se está atendendo as demandas do mercado de trabalho, seu nível de diálogo, etc. Tudo isso pode e irá fazer a diferença em momentos em que você precisará se destacar.

Portanto, faça sua marca brilhar. Seja criativo, mantenha uma grande rede de contatos, cultive sua ética, seja resiliente, confiante em suas escolhas, mantenha o sorriso no rosto, cuide da aparência e adote uma postura otimista e visionária.

Seja como o segundo pescador!


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